Instalações Eléctricas

20-08-2011 16:01
 
Os trabalhos em instalações eléctricas devem ser realizados por pessoas qualificadas e com a instalação, em regra, fora de tensão.
 
Os trabalhos com a instalação em tensão só podem ser realizados por trabalhadores habilitados para o efeito, que tenham recebido formação específica e que utilizem ferramentas homologadas para trabalhar em tensão.
 
A segurança durante a realização do trabalho é assegurada pela colocação fora de tensão e pela consignação eléctrica das partes da instalação sobre as quais os trabalhos vão ser executados, mantendo-se este estado de consignação enquanto durar o trabalho.
Consignação para trabalhos fora de tensão
 
Para efectuar a consignação e garantir a segurança no local de trabalho enquanto este decorre é preciso respeitar as seguintes regras, normalmente designadas pelas 5 Regras de Ouro para os trabalhos fora de tensão:
 

- separar completamente (isolar a instalação de todas as possíveis fontes de tensão);

- bloquear (proteger contra a religação) na posição de abertura todos os órgãos de corte ou seccionamento, ou adoptar medidas preventivas quando tal não seja exequível;

- verificar a ausência de tensão, depois de previamente identificada no local de trabalho a instalação colocada fora de tensão;

- ligar à terra e em curto-circuito;

- proteger contra as peças em tensão adjacentes e delimitar a zona de trabalho.

O respeito destas 5 regras assegura ao trabalhador uma proteção quase total contra o risco eléctrico e as suas consequências.
 
Em instalações de utilização interiores de baixa tensão pode dispensar-se a ligação à terra e curto-circuito.
 
A consignação de uma instalação eléctrica é normalmente atestada pela emissão de um Boletim de Autorização de Trabalhos.
 
O mundo actual é profundamente condicionado e caracterizado pela utilização da energia eléctrica. A electricidade tornou-se um factor de valor inestimável, em casa, na fábrica, no escritório, na escola, no hospital, na quinta, nos transportes, nas comunicações...
 
Mas se a electricidade torna possível as coisas boas a que nos habituámos, também exige cuidados na sua utilização: uma actuação incorrecta pode causar grandes danos, lesões irrecuperáveis ou mesmo a morte.
 
Os acidentes eléctricos acontecem normalmente por ignorância, imprudência ou negligência. Grande número de acidentes dá-se porque as pessoas não conhecem ou não sabem lidar com o risco eléctrico, porque os aparelhos ou as instalações eléctricas não estão em boas condições, ou porque o risco é subestimado.
 
Todas as formas de energia quando mal utilizadas podem ser perigosas:
 

- A água quente queima

- Os combustíveis podem gerar fogos


Também a electricidade quando mal utilizada pode causar danos nas pessoas e nas instalações.
A electricidade é a forma de energia mais discreta que existe:
 

- não tem cheiro,

- não se vê e não se ouve.

- só se pode reconhecer pelos seus efeitos imediatos, o que contribui para alguns comportamentos perigosos.