Eletricidade
Índice
- Porque devo realizar um diagnóstico das instalações elétricas?
- Quais os benefícios da manutenção preventiva das instalações elétricas?
- Onde posso encontrar profissionais para executar os serviços em minha casa?
- De quanto em quanto tempo devo fazer um check-up das instalações elétricas? E quando devo reformar?
- Como pode-se proteger dos perigos de choques e outros problemas relacionados às instalações elétricas?
- Como dimensionar um circuito elétrico?
- Qual a função do fio terra?
- Onde é utilizado o fio terra?
- Porque alguns equipamentos não possuem fio terra na tomada ou pendurados atrás?
- Quais os principais problemas em instalações elétricas?
- Como o cobre está presente em componentes elétricos?
:
6. Como dimensionar um circuito elétrico?
A bitola de um condutor elétrico depende da quantidade de elétrons que por ele circula (corrente elétrica). Toda vez que a corrente circula pelo condutor, ele se aquece devido ao atrito dos elétrons em seu interior. Mas há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo, acima do qual ele começa a se deteriorar. Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, expondo o condutor de cobre, podendo provocar choques e causar incêndios.
Para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, devem ser instalados disjuntores ou fusíveis nos quadros de luz. Esses dispositivos funcionam como uma espécie de “guarda-costas” dos cabos, desligando automaticamente a instalação sempre que a temperatura nos condutores começar a atingir valores perigosos. O valor do disjuntor ou fusível deve ser compatível com a bitola do fio, sendo que ambos dependem da corrente elétrica que circula na instalação.
7. Qual a função do fio terra?
Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. O conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa.
O fio de cobre é um milhão de vezes melhor condutor do que o corpo humano, por isso se oferecermos aos elétrons dois caminhos para eles circularem (sendo um o corpo e o outro um fio), a maioria deles circulará pelo fio, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual irão circular os elétrons que escapam dos aparelhos é chamado de fio terra. Assim, a função do fio terra é recolher elétrons “fugitivos”, mas muitas vezes as pessoas esquecem de sua importância para a segurança.
8. Onde é utilizado o fio terra?
O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa, independente do ambiente. Isto garante que qualquer equipamento que possua o fio terra seja interligado ao sistema de aterramento.
9. Por que alguns equipamentos não possuem o fio terra na tomada ou pendurados atrás?
Nem todos os equipamentos necessitam do fio terra. Estes equipamentos já possuem na sua construção isolamento de suas carcaça, não colocando os usuários em risco de choque. Mas o pino de aterramento na tomada deve estar disponibilizado em toda a residência, para os equipamentos que possuem o fio terra (condutor de proteção).
10. Quais os principais problemas em instalações elétricas?
Sobrecargas, que ocorrem sobretudo pela utilização de muitos aparelhos ligados na mesma tomada (como benjamins ou tês), pelo uso de aparelhos de potência muito elevada em redes elétricas que não estavam preparadas para isto e por improvisações (gambiarras ou gatos) executadas por pessoal não qualificado. Com o tempo, as sobrecargas podem gerar graves acidentes pessoais e, não raro, ocasionar incêndios.
- Falta de manutenção, já que as instalações elétricas residenciais também precisam de um check-up a cada 10 anos pelo menos.
- Extensão solta pelo piso, uma causa freqüente de acidentes, que deve ser eliminada e em seu lugar executada uma instalação definitiva.
- Improvisações e extensões.
- Materiais e produtos de qualidade duvidosa.
- Falta de profissionalismo, principalmente na contratação do famoso “faz-tudo”.
- Ausência de dispositivos de proteção, como Diferenciais e fio-Terra.
- Dimensionamento insuficiente dos cabos.
Faça aqui a sua pergunta!
Ou colabore com uma boa sugestão...